Capacitação Indígena: FEI e CETAM se reúnem para alinhar cursos profissionalizantes para indígenas do Amazonas

Durante o encontro, foi discutido o termo de cooperação técnica para dar andamento nas demandas

A Fundação Estadual do Índio (FEI) esteve em reunião com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) nesta quinta-feira (25/05), para discutir projetos que envolvem cursos de capacitação para indígenas dos municípios do Amazonas.

A reunião aconteceu na sede do órgão com a finalidade de discutir e alinhar mecanismos para estimular a profissionalização de pessoas indígenas em áreas correlacionadas a seu meio socioambiental e ao conhecimento tecnológico. Além disso, os cursos também embarcam questões relevantes para a sociodiversidade e a biodiversidade.

Estiveram presentes o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, o chefe de departamento técnico da FEI, Valmir Parintintin e a diretora-presidente do Cetam, Hellen Cristina Silva Matute.

FEI em reunião com o CETAM, nesta quinta-feira (25/05)

Durante a conversa, a diretora-presidente do Cetam, Hellen Cristina Silva, falou sobre a oportunidade de difundir conhecimento qualificado para as comunidades originárias que precisam estar cientes sobre as mudanças sociais do País.

“Queremos que os indígenas estejam capacitados para o mercado de trabalho atual, por isso é fundamental essa cooperação técnica entre o CETAM e FEI para qualificá-los da melhor maneira possível”, disse a diretora.

“Os cursos que serão propostos têm um direcionamento importante para os parentes, porque eles lidam com os temas de governança das aldeias e de sustentabilidade e economia da floresta, e também cursos que podem contribuir para o mercado de trabalho como informática, administração, tecnologia, agricultura e entre outros. Por isso, queremos que os nossos indígenas do Estado se tornem capazes de realizar atividades de forma autônoma e eficiente”, pontuou o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão.

FOTOS: Divulgação/FEI

Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): Abrahão Graham (99257-7704 e 98482-0251).