CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INDÍGENA TEM NOVA DIRETORIA E FEI ATUARÁ NO BIÊNIO 2021/2022

O Conselho Estadual de Educação Indígena (CEEI) tem nova mesa diretora. A entidade tem por finalidade impulsionar a participação do segmento em ações e programas referentes à educação indígena no Amazonas. A Fundação Estadual do Índio (FEI) compõe a gestão do Conselho e atuará no biênio 2021/2022 juntamente com representantes de instituições que atuam diretamente com os povos indígenas.

O titular da FEI, Edivaldo Munduruku, destacou a importância do Conselho no âmbito da educação. “A política de educação indígena é parte de todo um planejamento que é deliberativo, consultivo e normativo e por meio deste colegiado, trabalham com os parentes trazendo suas vivências e realidades das mais diversas comunidades do nosso estado”, disse.

Com 22 votos dos 37 que compõem o CEEI, Jesiel Santos dos Santos, da etnia Sataré-Mawé, assumiu a presidência. Ele é pedagogo pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e mestrando de Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Jesiel era o vice-presidente na gestão anterior.

O conselheiro-presidente Jesiel Sateré ressaltou a importância do diálogo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e as demais instituições. “Essa instituição é muito importante porque trata-se de um conselho onde se pensa, se discute e se projeta a educação indígena no estado do Amazonas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e outros órgãos indígenas e indigenistas. Para o próximo biênio, pretendemos fazer com que as pautas possam cada vez mais ter resoluções e soluções que fortaleçam a educação indígena amazonense”, destacou.

Conselho – O Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas, instituído pelo Decreto nº 18.749, de 6 de maio de 1998, é um órgão normativo, deliberativo e de assessoramento técnico sobre as matérias relativas às ações e projetos de educação escolar, desenvolvidos junto às comunidades indígenas do Amazonas, em todos os níveis e modalidades de ensino.

Fotos: Divulgação/FEI.