FEI ACOMPANHA DISTRIBUIÇÃO DE KITS DA AGRICULTURA FAMILIAR INDÍGENA EM AUTAZES

A Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição (Cecane/Ufam)  participou da entrega de kits com gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar indígena na aldeia São Félix, em Autazes (município distante a 113 quilômetros de Manaus). A entrega ocorreu na última quinta-feira (29/10).

“Esse é um ato de grande importância para o pequeno produtor indígena, que vê seu produto sendo valorizado e adquirido pelo Governo do Estado e pela prefeitura local. Com isso ganham o município, as comunidades e os estudantes indígenas, que agora poderão contar com um alimento saudável e rico em proteínas naturais”, observou o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku.

Ao todo, serão beneficiados com a distribuição dos kits da agricultura familiar 191 estudantes de quatro comunidades indígenas (São Félix, Terra Preta, Novo Horizonte e Iguapenu), da rede municipal de ensino rural. As entregas foram realizadas com observância à recomendação do Ministério da Saúde (Portaria nº 356) que trata das medidas de isolamento social e quarentena.

O cacique Ewerton Mura considerou positivo todo o processo de fomento. “Essa ação é um incentivo para os produtores Mura do município de Autazes. Hoje temos 10 escolas indígenas que irão receber esses alimentos, que vêm em boa hora, e isso irá reforçar e dar qualidade de vida aos alunos de nossas comunidades”, ressaltou o cacique.

Fotos: Denison Alves/FEI.