FEI destaca importância da articulação das organizações indígenas

Encontro discutiu e construiu as principais ações e estratégias de atuação da Apiam

A Fundação Estadual do Índio (FEI) participou de um encontro com as organizações e lideranças indígenas para tratativas com a Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam). O evento contou com a participação de, aproximadamente, cem indígenas dos diversos povos, lideranças e representantes de organizações regionais, que representam as 17 regiões e os três segmentos estaduais do Amazonas.

Na ocasião, as organizações realizaram sua assembleia geral com o objetivo de eleger os membros da nova coordenação executiva e fortalecer os diálogos entre as organizações, povos, segmentos e lideranças indígenas do Amazonas. A constituição e consolidação da Organização Indígena Estadual é uma forma de reafirmar a luta e os direitos coletivos. O encontro foi em dezembro de 2022, no Centro de Formação Xare do Estado do Amazonas.

A assembleia geral discutiu e construiu as principais ações e estratégias de atuação da Apiam, além de elaborar um documento do movimento indígena do Amazonas, a ser entregue ao governo estadual, representado no evento pelo presidente em exercício da FEI, Vanderlei Alvino.

“Eu me sinto honrado com essa missão, que é de suma importância para nós e o povo indígena”, disse Vanderlei.

Todos os presentes finalizaram a assembleia reafirmando “nada sobre nós sem nós”, que nenhuma política para os povos indígenas se estabeleça neste estado sem a participação efetiva dos povos indígenas do Amazonas.

FOTOS: Divulgação/FE

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): 98482-0251.