FEI e outros órgãos realizam atendimento social para comunidades indígenas do município de Autazes

Espera-se que mais de 1.200 indígenas sejam atendidos até o encerramento da programação do PREVBarco

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com a coordenação de Acordos de Cooperação Técnica do Instituto Nacional de Seguridade Social digital (INSS) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), estão realizando ação itinerante do PREVBarco, agência móvel do INSS. As atividades iniciaram na segunda-feira (04/10) e seguem até o dia 13 de outubro. A ação voltada às comunidades indígenas, ocorre no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).

Para o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a atividade tem impacto positivo na vida dos moradores das comunidades indígenas dessa região.

“A atividade, que busca a desburocratização para a solução de problemas, é de grande importância para os parentes, pois dessa maneira eles não precisam se deslocar para lugares distantes a fim de emitir documentos ou sanar suas dúvidas, e ainda assim transformar aquele ambiente em um local com informações importantes para a comunidade indígena”, disse.

A ação solicitada pelo Conselho Indígena Mura (CIM) está oferecendo os serviços de atualização do cadastro das famílias indígenas das aldeias do município, triagem de documentos para auxílio-maternidade e aposentadoria rural. Espera-se que mais de 1.200 indígenas sejam atendidos até o encerramento da programação do PREVBarco.

Cuidados – A equipe em serviço cumpre as exigências de todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, para que os atendimentos sejam feitos de maneira eficaz, evitando a aglomeração de pessoas. Além disso, o uso de máscaras e álcool em gel é obrigatório.

FOTOS: Divulgação/FEI