FEI LEVA AJUDA HUMANITÁRIA AOS INDÍGENAS MUNDURUKU E SATERÉ-MAWÉ NO MÉDIO RIO MADEIRA

Equipe composta por três servidores da Fundação Estadual do Índio (FEI) sairá de Manaus na tarde desta quinta-feira (28) para mais uma ação humanitária, desta vez na meso região do médio rio Madeira, nas comunidades indígenas que ficam entre os municípios de Nova Olinda do Norte e Borba, no Sul do Amazonas. A previsão é atender 1005 famílias, na Terra Indígena Kwatá-Laranjal, nas aldeias de etnia Munduruku e Sateré-Mawé.

Serão 15 dias de atendimentos onde a equipe da FEI estará entregando cerca de 1.600 cestas básicas e, para combater à proliferação do coronavírus nas 42 aldeias será disponibilizado 10 mil máscaras e mil litros de álcool em gel, cumprindo assim o distanciamento social, bem como a diminuição da vulnerabilidade econômica e social.

“O governo do estado através da FEI não tem medido esforços para minimizar os problemas causados pela Covid-19 entre os povos indígenas. Temos que proteger de todas as formas e garantir o alimento para essas famílias. Casos contrário a necessidade vai obriga-los a sair e consequentemente se expor. Não é isso que queremos”. Ressaltou Edivaldo Munduruku, presidente da FEI.

Antes de adentrar às terras indígenas a equipe da FEI fez exames para garantir que os servidores não levariam o corona vírus.

“O teste é uma exigência do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) como condição para realização de qualquer ação, inclusive de ajuda humanitária da FEI. É um cerco total de prevenção que protege os parentes”. Finalizou Fábio Cardoso, chefe de gabinete da FEI.

Fotos: Jorge de França/FEI.

Fonte: https://www.oarautodadiversidade.com/