FEI PARTICIPA DE REUNIÃO CONJUNTA COM ÓRGÃOS MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL NA SEDE DO DSEI MANAUS

A reunião convocada pelo Ministério da Saúde (MS) por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) teve como objetivo principal tratar de ações articuladas junto as instituições governamentais envolvidas no fortalecimento da rede de atenção de alta e média complexidade nos municípios do Amazona, onde se concentra a maior população indígena do Brasil.

O presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI) Edivaldo Munduruku, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (25), com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Ministério Público Federal (MPF) e Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), localizado na Av. Djalma Batista, Zona Centro-Sul de Manaus.

Para Edivaldo Munduruku, presidente da FEI, a reunião foi produtiva onde representantes das três esfera de governo puderam discutir ações de saúde da população indígena. “Saio desta reunião bastante otimista e com grandes expectativas onde na mesmo mesa sentaram governo federal, estadual e municipal onde dentro de suas competências puderam expor suas dificuldades de qualquer natureza. Fizemos uma boa reunião para o alinhamento de ações articuladas de atendimento à população indígena, era o que estava faltando”. Finalizou Edivaldo.

Ala Indígena – Com a presença do Ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, Secretário Especial de Saúde Indígena Robson Santos, do coordenador do Dsei Manaus Mario Ruy e do presidente da FEI, o governador Wilson Lima inaugurou na manhã desta terça-feira (26) a primeira ala hospitalar indígena para tratamento no combate à Covid-19, que funcionará no hospital de Retaguarda da Nilton Lins.

A unidade irá operar, inicialmente, com 53 leitos exclusivos para indígenas e a administração ficará sob responsabilidade da Susam que disponibilizará, estrutura física, pessoal e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de insumos e medicamentos.

Fotos: Ítalo Viana/Divulgação.

Fonte: https://www.oarautodadiversidade.com/