FEI participa do VI Encontro do Povo Mura, em Careiro da Várzea

Encontro debate temas relacionados ao território e bem-estar da etnia

A Fundação Estadual do Índio (FEI) esteve participando do VI Encontro do Povo Mura na aldeia Mura Tukumã, localizada no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus). O evento reuniu representantes da Organização das Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea (OLIMCV) e da Organização das Mulheres Mura de Autazes (OMIM), com a finalidade de tratar de assuntos relacionados ao território e ao bem-estar do povo mura.

O encontro, que começou na quarta-feira (17/5) e segue até esta sexta-feira ( 18/5),  contou com a presença do diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, do diretor-técnico, Luiz Braz, e colaboradores do departamento técnico, Carlos Alexandre e Dayane Arcanjo.

Durante o evento, o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão conversou com as lideranças indígenas e apresentou os trabalhos que a FEI vem realizando junto às comunidades indígenas no Amazonas.

“É fundamental criarmos projetos alternativos de etnodesenvolvimento para fomentar economicamente o território e a gestão ambiental dos nossos parentes, incentivando-os para produção e as potencialidades da população local, a fim de garantir a autossustentabilidade e independência financeira das comunidades Mura”, enfatizou Trovão.

O professor indígena Herton Mura, um dos organizadores do evento, compreende o momento como fundamental para resolver questões que afetam a sua etnia no Amazonas.

“Diante da conjuntura atual, o Governo Federal colocou como eixo principal a questão indígena e por isso vemos como o momento ideal para discutir políticas públicas para os parentes, por isso esperamos sair daqui com vários encaminhamentos sobre as nossas demandas”, afirmou Herton.

“É importante que o Governo do Estado e o Movimento Indígena trabalhem de forma conjunta e integrada para que possamos buscar melhorar cada vez mais a qualidade de vida dessas comunidades”, disse Joede Miquiles, tesoureiro da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas. (APIAM)

A reunião também tratou da realização da VIII Edição do Festival Indígena Mura do Careiro da Várzea que acontecerá no mês de junho, ainda sem data definida. O evento irá promover jogos esportivos nas escolas e comunidades próximas, além de incentivar a produção cultural e artística da população local.

FOTOS: Abrahão Graham /FEI 

Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): Abrahão Graham (99257-7704 e 98482-0251).