Fundação Estadual do Índio completa seis anos de existência

Instituição foi estabelecida a partir do Decreto nº 36.653, de 28 de janeiro de 2016

A Fundação Estadual do Índio (FEI), do Governo do Amazonas, completa hoje (28/01), seis anos de existência, segundo Decreto nº 36.653, de 28 de janeiro de 2016, após reestruturação do Poder Executivo Estadual promovida pela Lei nº 4.213, de 8 de outubro de 2015. A instituição é integrada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Para o diretor-presidente Zenilton Mura, é importante ressaltar a história da FEI por conta do importante papel que desempenha na vida dos povos indígenas, por meio das políticas públicas desenvolvidas pela instituição.

“Este órgão do governo tem como intuito prestar atendimentos às diversas etnias. Hoje comemoramos um dia importante, pois a partir desta data os parentes passaram a contar com mais uma ajuda, desde a prestação de atendimento psicossocial até a prestação de serviços dos departamentos contidos aqui”, disse.

A instituição tem como meta elaborar, estruturar e desempenhar as políticas públicas indigenistas, voltado ao etnodesenvolvimento sustentável, preservando os valores étnicos, culturais e históricos no estado do Amazonas.

O desenvolvimento das atividades em torno das ações, são fundamentadas na sustentabilidade socioeconômica, dando engajamento as comunidades e associações indígenas, de acordo com os recursos necessários para efetivar seu cumprimento, utilizando materiais acessíveis para dar continuidade a valorização dos conhecimentos tradicionais, culturais, historiógrafos, visando manter a preservação das comunidades indígenas.

Projetos – Dentre os projetos realizados pela FEI está o Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki, localizado na rua Monsenhor Coutinho, 259, bairro Centro, zona sul de Manaus. O espaço conta com a participação de empreendedores indígenas de várias etnias que produzem seus artesanatos e remédios naturais, apresentados em estandes para a comercialização. Além disso, outros eventos e exposições já foram realizados pela instituição em anos anteriores.

Atendimentos – A FEI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para atendimento em geral ao público indígena. Os serviços psicossociais são oferecidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. A instituição fica localizada na avenida Torquato Tapajós, s/nº, bairro Colônia Terra Nova, zona norte da capital.

FOTOS: Amaury Moraes/FEI