Fundação Estadual do Índio destaca trajetória do colaborador Nilton Makaxi

Luta, identificação e desafios marcam a trajetória de vida do indígena, que atua no departamento técnico da fundação

A jornada de Nilton Makaxi começou antes que tivesse conhecimento dela, e quando teve, persistente, não a temeu. Nilton Macaxi é um indígena de 50 anos, pai de quatro filhos, da etnia hixkaryana, um povo de língua caribe. Nascido na aldeia Kassawá, no rio Nhamundá, na área indígena Trombetas-Mapuera, Nhamundá-Mapuera e Katxuyana-Tunayana, no Amazonas.

A oportunidade surgiu cedo no auge da vida adulta e aos 25 anos, mudou-se das terras indígenas para o município de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus) para ingressar nos estudos e buscar os seus sonhos, e que, posteriormente, compartilhasse com outros indígenas seus feitos, levando representatividade ao povo hixkaryana.

Sua trajetória começa com a chegada em Nhamundá, em 1997, onde Nilton criou algumas raízes e conquistou seu diploma de ensino médio e ingressou na faculdade de Pedagogia, formando-se em 2014. Além disso, também realizou o curso técnico em enfermagem, pois aprendeu desde muito cedo que o estudo seria o melhor caminho para traçar suas metas e objetivos, embora recebesse olhares inseguros e diferentes dos não-indígenas.

Por ter prática de ensino e licenciatura ao fazer pedagogia, atuou como professor na aldeia Kassawá, que concentrava toda a população hixkaryana. Através do processo seletivo da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas, lecionou disciplinas de português, matemática e história.

Ao longo da sua jornada, trabalhou em alguns órgãos públicos como a prefeitura de Nhamundá, na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), foi presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), e trabalhou na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Atualmente, trabalha no departamento técnico da Fundação Estadual do Índio (FEI).

“Eu superei todos os desafios da vida, jamais deixei de acreditar em meus sonhos. Realizei o maior deles, que foi concluir a minha graduação com apoio da minha família. E, hoje, trabalho na fundação estadual do índio, prestando apoio e assistência aos povos indígenas do Amazonas. Isso é motivo de orgulho e alegria para mim”, ressaltou Makaxi.

Nilton Makaxi é um indígena que não só ganhou espaço e teve seus dias de glória, ele é um exemplo de que tempo nenhum limita o aprendizado e que tem orgulho de suas origens.

FOTO: Divulgação /FEI

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): Abrahão Graham (99257-7704 e 98482-0251).