Fundação Estadual do Índio irá participar do primeiro Festival Amazonas de Turismo

Peças de artesanato, remédios tradicionais indígenas e pinturas corporais serão expostas em estandes no evento

A Fundação Estadual do Índio (FEI), do Governo do Amazonas, irá participar do  Festival Amazonas de Turismo, evento aberto ao público que acontece de sexta-feira (24/09) a domingo, das 15h às 21h, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Doze estandes do Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki, mantido pela fundação, farão parte do evento, de forma a expor e comercializar peças e itens artesanais, fortalecendo a arte e a cultura indígenas do estado.

Segundo o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, é importante dar espaço e credibilidade ao turismo no estado que perdeu força por conta da pandemia de Covid-19.

“O turismo é fonte de renda para muitos que moram no Amazonas, principalmente os parentes que vivem do artesanato e outros produtos. Por isso, em alusão ao Dia Internacional do Turismo que se aproxima, precisamos dar mais importância e divulgação a nossa cultura, sendo esse um dos pontos chaves para a realização festival”, disse.

Entre as atividades oferecidas na Feira estão apresentações culturais, palestras, oficinas, exposições de artesanatos à venda e outras programações. A ação é realizada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a FEI, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

Nos estandes do Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki, os visitantes poderão conhecer e adquirir acessórios artesanais, remédios tradicionais indígenas e pinturas corporais.

Dia Internacional do Turismo – A data foi instituída em 1980, após a implementação do estatuto que rege a Organização Mundial do Turismo (OMT), sendo uma das atividades que movimenta grande parte da economia de todos os países. Desde então, comemora-se no dia 27 de setembro o dia internacional do turismo.


FOTOS:
 Amaury Moraes/FEI