A Fundação Estadual do Índio realiza o VI Festival Indígena Mura/FESTIM

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2019, a Fundação Estadual do Índio em parceria com a Prefeitura Municipal do Careiro da Várzea, Conselho Distrital de Saúde Indígena do Polo Base Murutinga, Universidade Federal do Amazonas – UFAM apoiou a demanda da Organização de Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea/OLIMCV que realizaram na aldeia Boa Vista o VI Festival Indígena Mura/FESTIM.

O FESTIM é um evento cultural do povo Mura de Careiro da Várzea que reúne as onze aldeias indígenas e comunidades tradicionais e ribeirinhas da região. A programação do evento trás em seu contexto várias modalidades esportivas como jogos indígenas tradicionais do povo Mura; canoagem, arremesso de lança, tiro de arco e flecha, tiro de zarabatana entre outros jogos como futebol nas categorias masculino, máster, feminino e mirim. A noite a programação seguiu com apresentações culturais do povo mura; danças indígenas, rituais e concurso da Kunhã Poranga 2019. A FEI agradece as parcerias da Prefeitura Municipal de Careiro da Várzea o Prefeito Ramiro Gonçalves e todas as aldeias que participaram e estiveram presentes no VI FESTIVAL INDÍGENA MURA.

Agradecemos o convite da Organização OLIMCV por meio da coordenação do Professor Jeremias Oliveira e demais Membros da Diretoria,Coordenação do Polo Base Murutinga Enfermeiras Sania, Ene, Edjane e do Tec. em enfermagem Tagino, agradecemos a disponibilidade do nosso amigo e parceiro Alex Ximango, Indy e Atilho que fizeram a cobertura do FESTIM com fotos, filmagens e composição do corpo de Juri Técnico juntamente com Toda a Equipe do Professor Cloves da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A FEI parabeniza o trabalho dos artistas Grafiteiros,artesões e organizadores dos rituais Willian Filgueira, Maria Azevedo, Geraldo Pereira e Josenias Carvalho pelo excelente trabalho de grafismo.

Alunos da Escola Indígena Antonio Lima e membros da aldeia Santo Antônio participaram da Dança Indígena com o tema: A força dos Encantados – A dança indígena foi classificada em segundo lugar no VI FESTIM/ Festival Indígena Mura 2019. Os grandes idealizadores da apresentação cultural foi o professor Willian Filgueira e a professora Maria do Socorro que também contaram com o apoio e participação de todos os alunos e membros da aldeia. Eles também tiveram o apoio do Grafiteiro Josenias Carvalho (Juquinha).

Entre os classificados também tivemos em segundo Lugar no torneio de Futebol, no desfile de Tuxaua Caracterizado que pela primeira vez houve a participação de uma Tuxaua Mulher, sendo destaque no FESTIM 2019. A Kunhã Poranga Railana Rodrigues também ficou em segundo lugar no concurso Kunhã Poranga 2019.

Nos jogos indígenas o Professor Willian Mura se destacou no tiro de arco e flecha se classificando em segundo na competição tradicional do povo Mura.

A participação de todos foi fundamental, levando em consideração e destaque que a maioria das pessoas que participaram da dança indígena da aldeia Santo Antonio, assim também como nos jogos tradicionais, em sua maioria eram lideranças, professores, profissionais indígenas de saúde e alunos da Escola Municipal Indígena Antonio Lima. A iniciativa sempre parte da escola que por sua vez tem a anuência de todo o povo da aldeia Santo Antônio.

A frase mais citada durante as apresentações foram; “Todos em defesa da Amazônia”. E mais uma vez o FESTIM foi um grito de guerra do Povo Mura de Careiro da Várzea que mais uma vez tem a honra de mostrar sua cara indígena e dizer que tem orgulho de reafirmar sua identidade cultural.

A Fundação Estadual do Índio patrocinou os materiais de premiação como Medalhas, Troféus, apoio logísticos e colocou a disposição da Coordenação do Evento o servidor Herton Mura que na oportunidade representou a FEI durante todo a realização do FESTIM 2019.
Parabéns ao Povo Mura de Careiro da Várzea viva o povo Mura trincheiras do Amazonas, Bravos Remadores e Eternos Guardiões das Florestas.