FUNDAÇÃO ESTADUAL DO INDIO RECEBE IMOVEL PARA LOJA DE ARTESANATO INDÍGENA

A Fundação Estadual do Índio (FEI), recebeu do Governo do Estado do Amazonas, a posse de um imóvel localizado no centro de Manaus, onde deverá funcionar, entre outras coisas, uma casa de apoio ao índio, nesse momento de pandemia e posteriormente uma loja de artesanato indígena. A cerimônia foi na manhã desta quinta-feira, 21, e teve a participação de representantes da FEI e da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).

Para o presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, o espaço será utilizado para um projeto Yanté Muraki, que consiste na criação de um espaço para a comercialização do que é produzido pelos índios, além de atividades culturais de todas as etnias, que ficarão concentradas em um só lugar. “Essa é mais uma prova de que o nosso governo é comprometido com a causa indígena. A reivindicação dos indígenas é antiga e agora os índios estão sendo atendidos. Um espaço no centro da cidade”, destacou Edivaldo.

Segundo o contrato assinado, o imóvel deve ser aproveitado somente para fins específicos, no caso, assistência aos indígenas amazonenses e pelo período inicial de seis meses. “Estamos em um período diferenciado de nossa história, por causa dessa pandemia. Quando passar, voltaremos à realidade dos povos indígenas, que precisam e exigem nosso apoio. É para isso que a Fundação Estadual do Índio existe e estamos felizes em poder ajudar, tanto em casos emergenciais, como em ações planejadas”, enfatizou Edivaldo.

A Secretaria de Administração(Sead), responsável pela gestão de todo patrimômio estadual, ao disponibilizar esse imóvel à FEI,  possibilita que a fundação contribua de maneira mais efetiva com os índios do Amazonas. “Estamos sempre em busca da otimização do que temos. O prédio vai ser bem utilizado e esperamos assim dar mais segurança aos índios que precisarem vir a Manaus, seja por tratamento médico, seja pra vender artesanato”, disse a titular da Sead, Inês Carolina Simonetti Cabral.

Para Adail Munduruku, da terra Indígena Munduruku Kuata-Laranjal no município de Borba (distante 215 quilômetros de Manaus), “essa ‘Casa de Apoio’ e a lojinha de artesanato indígena deixa claro a preocupação e o respeito do governo do estado com a população indígena. Muitas vezes quando precisamos vim a Manaus para resolver alguma problema não temos onde ficar, é bem localizada e próximo de tudo, então ela vem contribuir muito para a valorização da nossa cultura indígena, parabéns a FEI e toda a equipe, na pessoa do ‘parente’ Edivaldo Munduruku”, disse Adail.

Fotos: FEI/Divulgação.

Fonte: https://www.oarautodadiversidade.com/