Acessibilidade

Governo do Amazonas retoma atendimentos psicossociais a indígenas na sede da FEI

Atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h, na sede da Fundação Estadual do Índio

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), retomou os atendimentos psicossociais voltados às comunidades indígenas do estado. Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h, na sede da instituição, localizada na avenida Torquato Tapajós, s/nº, bairro Colônia Terra Nova.

Segundo o diretor-presidente da FEI, Zenilton Mura, é importante salientar o retorno dos atendimentos voltados ao trabalho psicossocial, para que os indígenas possam resolver seus problemas e tirar dúvidas sobre os trabalhos oferecidos pela Instituição.

“Com as festividades de fim de ano tivemos uma desaceleração na frequência de pessoas buscando por atendimentos, mas iniciamos 2022 com todos os serviços na funcionando. Divulgar os atendimentos oferecidos por nós é importante para que os parentes possam saber que as nossas funções já estão ativas para auxiliá-los”, disse.

Serviço – O departamento psicossocial orienta os indígenas em solicitações e encaminhamentos, para a emissão do RG, CPF, certidão de nascimento, Autodeclaração Indígena, benefícios de programas sociais, sendo eles Bolsa Família e INSS.

Além disso, os atendimentos psicológicos prestados na sede da Fundação são realizados mediante agendamento, juntamente com os documentos de RG, CPF e Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani) ou Autodeclaração Indígena.

De acordo com a chefe de departamento, Lucia Neves, a perspectiva para o início do ano é de que o número de atendimentos aumente, podendo resultar na maior porcentagem de pessoas ajudadas.

“Nosso objetivo sempre será de ajudar e respeitar a todos os indígenas que vêm atrás dos seus direitos, todos nós precisamos ser auxiliados. Nosso departamento busca sempre trazer clareza, além de trazer uma transformação positiva na vida do indígena, através do auxílio social e psicólogo”, finalizou.

Para dúvidas e orientações, os interessados devem entrar em contato pelo (92) 98482-0251.

FOTOS: Amaury Moraes/FEI