Governo do Amazonas vai realizar ação social voltada aos povos indígenas na sede da FEI

Dentre os serviços, estão embelezamento, atendimento do INSS e palestras

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), irá realizar uma ação social voltada a comunidades indígenas. A ação está programada para ocorrer no dia 3 de dezembro, na sede da FEI, localizada na avenida Torquato Tapajós, s/nº, bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.

De acordo com o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a atividade é uma oportunidade de aproximar a comunidade indígena e levar conhecimento dos benefícios que são prestados a eles.

“Nossa equipe está mobilizada para levar atendimento e conhecimento para os parentes que precisam de soluções, precisam dos serviços que iremos oferecer. Esperamos que em breve possamos levar mais destas ações para outros locais do nosso estado”, disse.

Serviços – Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), estarão presentes profissionais voltados aos atendimentos de cortes de cabelos, tranças e penteados, manicure, design de sobrancelhas e massagem relaxante.

A FEI também irá disponibilizar guichê de atendimento para demandas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que oferecerá atendimentos para os segmentos de salário-maternidade, auxílio reclusão, aposentadoria e benefícios de prestação continuada previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-Loas). Além disso, a ação irá fornecer aos indígenas o serviço de agendamento para emissão da segunda vida de RG.

para os atendimentos voltados ao serviço de inss, é necessário estar portando os documentos de RG, CPF, registro administrativo de nascimento de indígena (rani) ou autodeclaração indígena, declaração da funai (atividade rural), Registro Civil de Nascimento (RCN), registro de casamento, cadastro pessoa física (CPF), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), título de eleitor e comprovante de residência.

Palestras – Dentro do cronograma de atividades do evento, o auditório da Fundação vai receber palestras com a participação de profissionais da saúde, que falarão com o público indígena presente sobre temas como saúde mental e saúde coletiva, enfatizando a questão de prevenção do HIV, em alusão à campanha Dezembro Vermelho, que visa a disseminação de informação de combate ao HIV.

FOTOS: Amaury Moraes/FEI