GOVERNO LEVA AJUDA HUMANITÁRIA AOS POVOS INDÍGENAS DO ALTO SOLIMÕES

A equipe da Fundação Estadual do Índio (FEI), encerrou nesta segunda-feira (18) a missão assistencial aos povos indígenas na Meso Região do Alto Solimões, com a última entrega sendo realizada na cidade de Atalaia do Norte. Foram 20 dias de atendimentos a aproximadamente 45 comunidades indígenas nos municípios de Tefé, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Iça, Tonantins, São Paulo de Olivença, Amaturá e Tabatinga. Calcula-se que nessa região vivam pelo menos 75 mil índios, de 18 povos distintos, divididos em 350 comunidades/aldeias.

Para o presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, garantir a segurança alimentar da população indígena é tão importante quando a prevenção à Covid-19. “Não queremos que os índios sofram com problemas e doenças que não são deles. Nem com Covid, nem com gripe e muito menos com fome. Temos a obrigação de minimizar esses problemas, causados pela vulnerabilidade dos parentes, social e econômica, explicou Edivaldo.

Ao todo para a ação no Alto Solimões, foram providenciadas cinco mil cestas básicas, que ganhou o reforço do álcool em gel e mascara, como parte do combate à proliferação do coronavírus. “Fomos até eles, para que eles, pela necessidade, não fossem obrigados a ir às sedes dos municípios, se expondo à doença”, completou Munduruku.

À frente da equipe da Fundação o funcionário Fabrício Corrêa foi o encarregado das entregas. “Só mesmo indo até eles é que percebemos o quanto a nossa ação era necessária. Eles precisam de muito mais. Levamos um pouco e trabalhamos para continuidade das ações junto aos povos indígenas, disse Fabrício. “Garantir o básico para os índios e diminuir a nossa interferência na natureza. Todos precisam entender que eles são necessários lá. Nossa equipe retorna para Manaus muito gratificada com a sensação do dever cumprido”, revelou Corrêa.

Atalaia do Norte – Um dos últimos municípios a ser atendido foi Atalaia do Norte (distante 908 quilômetros de Manaus), onde 200 cestas básicas foras doadas aos indígenas que vivem na zona urbana da cidade. A ação teve como parceira a Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas (Semai), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretaria Especial do Índio (Sesai).

Segundo Darcy Marubo, secretário para assuntos indígenas de Atalaia, a ajuda humanitária chega em boa hora e irá contribuir para a segurança alimentar dos índios que residem na sede do município e não podem sair para trabalhar neste momento de pandemia, “essa ajuda humanitária chega um momento em que os índios que vivem na cidade e não podem sair para trabalhar ou não possuem nenhum renda para se manter”, afirmou Marubo.

Silves – Na última sexta-feira (15), esteve na sede da FEI, Jonas Mura, que recebeu da fundação 20 cestas básicas, proteínas, álcool em gel e mascaras que ajudará as famílias no enfrentamento do Covi-19 na aldeia Gavião Real I, localizado no rio Anebá no município de Silves (Região Metropolitana de Manaus). “Quero agradecer ao governo do estado pela atenção, que nesse momento ajuda todos em nossa aldeia. Nosso povo está impossibilitado de ir à cidade fazer as compras, por medo e principalmente por falta de recursos”, agradeceu Jonas.

Enquanto os trabalhos contra o corona virus não param, a equipe da Fundação Estadual do Índio já prepara a próxima ação humanitária, que vai ser na meso região do médio rio Madeira, no fim do mês de maio, nas comunidades indígenas dos municípios de Nova Olinda do Norte e Borba. A previsão é que sejam atendidas 800 famílias, na Terra Indígena Kwatá-Laranjal, nas aldeias de etnia Munduruku e Sateré-Mawé.

Fotos: Divulgação/FEI.

Fonte: https://portalnortedenoticias.com.br/