Mulheres indígenas são contempladas com ação de cidadania promovida pela FEI, em Manaus

A ação ocorreu nesta sexta-feira (26/05), na sede da Instituição

A Fundação Estadual do Índio (FEI) realizou em parceria com o Instituto Joana Galante, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, uma ação social e de cidadania para mulheres indígenas da área metropolitana do Amazonas na última sexta-feira, dia 26 de maio das 8h às 13h.

O objetivo da ação é promover políticas de saúde, estética e social para mulheres dos povos originários que não têm acesso às suas aldeias. 

Os serviços prestados foram: Corte de cabelo; Maquiagem; Limpeza de pele; Design de sobrancelha; Esmaltação de unhas; consulta com Clínico Geral; Atendimento com psicólogo; Exame de Glicemia; Atenção de pressão; Serviços Oftalmológicos e Odontológicos; Vacinação contra Influenza e Covid-19; Orientação de benefício para Prestação Continuada (BPC), PROCON e Previdência.

Esmeralda Lira da Costa, 60 anos, mulher indígena da etnia Mura, estava feliz em poder usufruir dos serviços da ação social.

“É muito bom ter oportunidade de fazer essas atividades e, principalmente, pensando nas mulheres, estou muito feliz, já cortei meu cabelo e agora quero fazer meus exames”, afirmou Esmeralda.

A assistente social e fundadora do Instituto Joana Galante, Joana Costa ressalta a importância de uma ação de cidadania para os indígenas do Estado.

“Queremos mostrar às nossas mulheres indígenas que nós podemos crescer, podemos ser profissionais, nós podemos estar em espaços de poder, com esta ação social tem o objetivo de trazer empoderamento a elas”, afirma Costa.

O diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, pretende realizar mais ações como esta para as mulheres tradicionais do nosso Estado.

“Muitas mulheres ocupam espaços de chefia nas comunidades, nossos parentes merecem esse momento para cuidarem da sua saúde e do seu corpo, pois elas representam a força indígena”, pontuou Trovão.   

Instituto Joana Galante – é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos é um instituto voltado para ação social, cidadania, qualificação e empreendedorismo, que visa dar assistência de caráter voluntário às famílias de baixa renda, famílias em vulnerabilidade, mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, monoparental, mulheres chefes de famílias, empreendedoras e comunidade rural. 

FOTOS: Divulgação /FEI

Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): Abrahão Graham (99257-7704 e 98482-0251).