Palestra sobre o Protocolo de Consulta: Trincheiras: Yandé Mura Peara

No dia 29/11/2019 a FEI esteve atuando na Aldeia Jacaré, localizada no município de Careiro da Várzea/AM. O evento ocorreu para atender a solicitação dos professores indígenas de Autazes, do Projeto Pirayawara na sede do município.

A atividade iniciou no dia 29 de novembro com uma reunião na sede da Organização dos Professores indígenas Mura de Autazes/ OPIM, onde estiveram presentes lideranças de várias aldeias do município de Autazes. Na reunião foi falado sobre a situação do Conselho indígena Mura – CIM, onde foi informado pelo coordenador Ilair a regularização do CIM. Depois a palavra foi passada ao João Nápolis do Instituto Pacto Amazonas, que falou de sua expectativa em atender as aldeias com o projeto de implantação de internet nas aldeias mura. João também informou que a primeira tiragem do Protocolo será entregue no dia 05 de dezembro, o mesmo falou que vai deixar o material na sede do FOREEIA, e pediu apoio para transportar o material até o município de Autazes. A palestra contou com uma aula sobre legislação indígena coordenada pelo professor Dr. Paulo Tukano, em seguida foi dado a palavra ao servidor da FEI Herton Mura que falou sobre o processo histórico de criação e elaboração do Protocolo de Consulta de Autazes e Careiro da Várzea. O mesmo falou sobre os objetivos do documento, os desafios para construir o documento, os resultados apresentados e o direito a Consulta prévia, livre, informada e de boa fé.  No final os professores e lideranças indígenas agradeceram a disposição do Diretor da FEI e do servidor em poder vim colaborar com os professores indígenas em formação.