POVOS MUNDURUKU E SATARÉ-MAWÉ RECEBEM AJUDA HUMANITARIA EMERGENCIAL

No último fim de semana (5/7), a Fundação Estadual do Índio (FEI) esteve entregando cestas básicas, na Terra Indígena Kuata-Laranjal, em aldeias da etnia Munduruku e Sataré-Mawé, localizados nos rios Canumã e Mari-Mari afluentes do Rio Madeira. As comunidades indígenas ficam entre os municípios de Borba e Nova Olinda do Norte, no Sul do Amazonas.

“É importante dizer que a parceria da CTL/Funai a de Nova Olinda foi muito importante porque contribuiu com a logística para que a FEI pudesse levar esses alimentos aos ‘parentes’ que não estão podendo sair de suas aldeias para comprar seus alimentos. Outro fator importante nessa ação, é que nossos servidores optaram por não subir as aldeias, evitando assim qualquer contato com as pessoas”. Disse Edivaldo Munduruku, presidente da FEI.

De acordo com Munduruku, foram distribuídas 1600 cestas básicas para 900 famílias aproximadamente, cerca de cinco mil indígenas foram beneficiados em 25 aldeias. As entregas foram feitas aos cacique ou aos técnicos de saúde do polo local que posteriormente fizeram as entregas no domicilio, evitando a aglomeração e consequentemente o risco de infecção uns aos outros.

Nesta segunda etapa já foram destinados cerca de cinco mil cestas básicas, esterilizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), com alimentos não perecíveis. Além das cestas básicas também foram entregues mascaras e álcool em gel como medida de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19).

“Quero agradecer o governo do estado, através da FEI pela ajuda humanitária nesse momento difícil, onde não estamos podendo trabalhar, e o que não podemos produzir, o governo tem nos ajudado. Principalmente agora com essa pandemia onde temos que ficar em nossas aldeias de quarentena por causa desse problema que o mundo vem enfrentando”. Finalizou Levi Paes de Oliveira Munduruku, Cacique da aldeia Jacaré.

Beruri – No último sábado (06), foram distribuídas 380 cestas básicas para os povos indígenas de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus), das etnias Apurinã, Tikuna, Jamamadi, Mura, Kaxinawá e Dessano. Nesta ação, 422 famílias de 28 aldeias foram beneficiadas onde cerca de 1800 indígenas espalhados por toda calha do Purús e Lago do Beruri.

A ação contou com o apoio da Prefeitura local e da Federação das Organizações e Comunidades indígenas do Purús (Focimp), que farão as entregas nas aldeias e de casa em casa para evitar aglomerações e consequentemente o contagio pelo coronavírus (Covid-19).

Fotos: Fábio Cardoso/Herton Filgueira.

Fonte: https://www.oarautodadiversidade.com/