Serviço Social: FEI disponibiliza atendimentos para as comunidades indígenas do Amazonas

Somente em 2022 foram mais de 500 atendimentos

Visando a assistência às comunidades e o acesso aos direitos sociais dos povos indígenas, a Fundação estadual do Índio (FEI), realiza serviços de atendimento social em sua sede, por meio do Departamento de Serviço Social.

O departamento tem como objetivo a orientação dos indígenas em solicitações e encaminhamentos para exames médicos, emissão de RG, CPF, certidão de nascimento, auxílio-maternidade, cota indígena para cursar o ensino superior, benefícios de programas sociais como o Auxílio Brasil e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Fundação, localizada na avenida Torquato Tapajós, s/nº, bairro Colônia Terra Nova.

A gerente do departamento social, Ana Paula, relata que os atendimentos facilitam os encaminhamentos quando muitos indígenas não têm o direcionamento necessário para qual órgão se dirigir.

“Um exemplo é a dificuldade para acesso ao INSS, e muitos não têm conhecimento dos documentos necessários. Nosso papel é cuidar e garantir uma assistência adequada em prol dos direitos dos indígenas como cidadãos”, enfatizou.

De acordo com o diretor-presidente, Vanderlei Alvino, a realização destes serviços é essencial para promover o assistencialismo social das comunidades indígenas e populações tradicionais de nosso estado.

”Essas atividades buscam a desburocratização para a solução de problemas e é de grande importância para os povos originários, pois dessa maneira eles não precisam se deslocar para lugares distantes, a fim de emitir documentos ou sanar suas dúvidas”, destacou.

FOTO: Divulgação /FEI

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): Abrahão Graham (99257-7704 e 98482-0251).