Sinésio Trovão é nomeado diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio

Ele é o primeiro indígena da região do Alto Solimões a ocupar o cargo

O governador do Amazonas, Wilson Lima, nomeou para o cargo de diretor-presidente da Fundação Estadual Índio (FEI), Sinésio Trovão, indígena da etnia ticuna. A nomeação consta no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição 34.902 de 2 de março de 2023.

A presidência até então era ocupada por Vanderlei Alvino, que retorna para o cargo de diretor administrativo-financeiro da FEI.

Durante celebração com os colaboradores da FEI, o novo diretor-presidente destacou que vai continuar na luta pela preservação da história e da população indígena do Amazonas.

“Hoje inicia uma nova etapa para a fundação. Esse momento representa um grande progresso para a nossa cultura indígena. Juntos vamos continuar realizando um trabalho integrado com as lideranças e associações, para garantirmos melhorias e bons resultados para os parentes do Amazonas”, enfatizou.

O colaborador da FEI, Gelson Carmo, da etnia Ticuna, comemorou o momento. “Nosso parente Sinésio é um guerreiro que veio nos representar dentro do Governo do Amazonas. Fico muito feliz pela conquista e também por ele ser um ticuna que está ocupando um cargo de grande representatividade”, disse, durante as boas-vindas ao novo diretor.

Perfil

Sinésio Trovão é graduado em Administração Empresarial e Logística pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte). Foi vereador do município de Santo Antônio do Içá (a 879 quilômetros de Manaus) e também atua como presidente da Federação das Organizações dos Caciques e Comunidades Indígenas Tikuna (FOCCIT).

Ele é ainda líder indígena da região do Alto Solimões, e em sua atuação vem contribuindo para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade socioeconômica, empoderamento das comunidades e associações dos povos originários.

Sobre a FEI

Com sete anos de existência, a FEI é um órgão integrante da Administração Indireta do Poder Executivo e está vinculada à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). E tem como objetivo coordenar e executar as políticas públicas indigenistas de etnodesenvolvimento sustentável e a preservação dos valores étnicos, culturais e históricos no estado do Amazonas.

Foto: Divulgação/FEI

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): Abrahão Graham (99257-7704 e 98482-0251).